Perdi as contas das vezes em que, em pleno horário nobre na rede Globo, a programação era recheada com uma propaganda do Estado da Bahia. Eu, daqui do Espírito Santo, sentadinho na minha poltrona, acabava vendo as “maravilhas” (indiscutíveis, a bem da verdade!!!…) de meu querido Estado vizinho, só porque havia, por parte daquele Governo Estadual, primeiro vontade política e, depois, orçamento, para esbanjar “baianidade” por todos os recantos do país. Resultado: pintou feriado, pra onde a gente vai, hein!? Pra Bahia, é claro! É Salvador, Morro de São Paulo, Prado, Caravelas, Porto Seguro, Cumuruxatiba, Ilhéus e por aí vai….
Olha, a Bahia é mesmo um espetáculo de belezas naturais e de potencial turístico, aliás, acabo de voltar de lá (vou comentar isso em algum outro post…rs…), mas o Espírito Santo, com sua diversidade cultural e típica culinária, não fica, de forma alguma, atrás no que tange ao turismo, incluindo-se uma outra imensa vantagem que é a sua reduzida extensão, o que representa uma efetiva facilidade e economia a mais para o turista que pretenda conhecer as belíssimas praias de nosso Estado, mas também queira ter contato com as nossas montanhas e suas tradicionais culturas descendentes (Itália, Alemanha, Austria, etc…). Riquezas turísticas ímpares, completamente distintas e separadas, muitas vezes, por apenas 30 minutos de carro.
Sempre bati na tecla de que nosso Estado merecia, por seus méritos geográficos e pelo povo acolhedor que tem, uma atenção e um investimento maior na divulgação de suas belezas com vistas ao desejável incremento de seu movimento turístico, hoje, ainda incipiente, pode-se assim dizer…
Não sei quais ações têm sido tomadas no que tange à divulgação atual de nosso Estado por aí afora mas, internamente, o Governo Estadual (Paulo Hartung), através de sua Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), teve a oportuna e louvável iniciativa de produzir uma peça publicitária de ótimo gosto e inigualável qualidade, só para divulgar o nosso Estado para o próprio capixaba que, a considerar pelos apelos e assédios vizinhos, acabava por esquecer de fazer turismo na sua própria terra.
Agora, fico todo “bobo” quando vejo, no intervalo do Jornal Nacional, entrar a peça denominada “Aviso aos viajantes: descubra o Espírito Santo“. Tenho certeza de que, com isso, muita gente vai passar a redividir o seu orçamento familiar destinado às viagens, reservando um pedacinho para as nossas maravilhas, tais como: Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Marataízes, Anchieta, Nova Almeida, Santa Teresa, Domingos Martins, Pedra Azul, Itaúnas, Linhares e tantos outros pontos que fazem deste Estado um dos mais bonitos do Brasil.
A propósito, ainda que já seja óbvio, o capixaba a que se refere o título deste post sou eu mesmo!
HSF
OBS: Adoro Moqueca. Sabe por que eu não falei “moqueca capixaba“? Por que seria a mais absoluta redundância….rsss…..Se é “moqueca, só pode ser capixaba porque o resto é peixada”, plagiando e homenageando o autor desta importante observação, Cacau Monjardim. (Nada contra o dendê e o leite de côco, mas aquilo pesa tanto na barriga que, ao invés de sobremesa, você só consegue pensar em uma rede para se recuperar…)
Espirito Santo é muito bonito, Vila Velha, Vitória, são lugares marvilhosos, só não é muito divulgado. Abraços
OLá Victor! Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário. Você tem toda razão! Tenho feito um trabalho, de formiguinha, no sentido de divulgar a nossa terra. Temos muito prazer em receber visitantes. Quando precisar…..a “casa” é sua! Abração. HSF
Oi Haroldo, mt bom ver textos como o seu.
Sou de Cachoeiro e há 7 anos saí do ES, primeiramente para o RJ e há 2 anos moro em MG (BH). É uma pena que as pessoas desconheçam os tantos lugares bonitos, como vc mesmo disse apenas 30 minutos separam o mar e a montanha. Somado a isso, a culinária típica deliciosa, a hospitalidade, o povo bonito… uma capital com praia, belezas naturais e geograficamente pequena!
Itaúnas, região serrana, Vitória, Vilha Velha, praias de Guarapari, Iriri… são muitos locais bonitos que, infelizmente, são muitas vezes menosprezados (por ignorância) pela maioria do nossos vizinhos…
Olá Carol, como vai!? Muito obrigado pela sua visita! Faça isso sempre, pois será muito bem vinda, ainda mais, como conterrânea, não é verdade!?
É verdade, quanto às nossas belezas….se fossem mais divulgadas, certamente, nós capixabas, teríamos até dificuldade de fazer reservas em determinados locais turísticos em função da “invasão” que veríamos…rsrs…
Abração.
HSF
Olá,
adorei o texto, concordo plenamente e entendo seu sentimento ao ver propagandas de outros estados.
Um grande abraço e força na luta pelo turismo capixaba, será a nossa maior força economica.