“Corredores. Sim, nós somos diferentes”

Academia de ginástica é um ambiente interessante pelos tipos que lá se vê. É tão eclético que encontramos pessoas das mais diversas profissões e motivadas pelas mais variadas razões para, muitas vezes, acordarem cedo ou deixarem de fazer outras coisas (…quase sempre menos interessantes…), para estarem lá, no meio de um monte gente suada, dando o seu “sangue”, por puro prazer ou, no mínimo, por reconhecer a necessidade de fazê-lo.

É também na academia que se conhece pessoas. Umas demoram mais do que outras para se “deixarem” conhecer mas, ao final, com o passar do tempo e com a “forçada” convivência, a primeira conversa “puxada” é questão de tempo pra acontecer.  Vou a academia bem cedo, quase todos os dias, para tentar fortalecer a musculatura (…já meio cansada de guerra…), principalmente dos membros inferiores, para que na hora em que eu estiver correndo, pelas ruas ou em qualquer outro ambiente, nenhuma surpresa desagradável apareça, fazendo com que eu fique de molho por prazo indeterminado.

Só tem que, devo admitir, ao contrário de outros praticantes de corrida, eu simplesmente adoro a esteira! Se existe o termo “rato de academia”, eu poderia perfeitamente me auto-denominar “hamster de academia”, porque parece adorar ficar correndo naquela rodinha, sem sair do lugar. Se eu prefiro a esteira à correr no chão firme? Depende. Se for um lugar bonito com árvores em volta, vento fresco no rosto, silêncio precioso quebrado só pelos sons de animais silvestres, não tenha a menor dúvida: jogo a esteira no lixo. Mas, se for num ambiente tenso, poluído com ruídos e gases de veículos, com risco de ser assaltado, quebrar o pé num buraco ou mesmo de ser atropelado, sou mais a esteira de academia, mil vezes. O meu preparador é que fica bravo, tentando me mandar para rua. Ele sabe que se depender de mim, fico é na esteira mesmo e, com isso, comprometo o treinamento dele…..rs…..

Num dia desses, após uma corrida de 1 hora na esteira, a uns 9 Km/h (…um treino pianinho….), estava eu alongando ainda em cima da máquina, quando se aproximou um senhor, de cabelos brancos, cujo nome não sabia, embora eu o visse todos os dias naquele local. Virou pra mim e perguntou:

Rapaz, me desculpe a pergunta, mas tenho visto você correndo aí já não é de hoje. É impressão minha ou você, às vezes, fica rindo sozinho, enquanto corre?

Olha, o senhor tem razão. Eu acho que eu fico rindo em alguns momentos mesmo…..

Mas, isso é normal?! (brincou o velhor senhor). É o que você fica ouvindo no seu ipod, que o faz rir?

Não…não. No ipod só tem música (principalmente reggae). Na verdade, não sei bem explicar não. Simplesmente me dá vontade de rir e é isso que eu faço….rs… (….não ia entrar no mérito de que aquela “euforia” se dava em função das doses de endorfina, proporcionadas pela corrida, jogadas na minha corrente sanguínea, né?!…rsss….Eu ia parecer um babaca, entrando nesta seara…..rs….)

É………vocês, corredores, são bem estranhos mesmo, não é!? (…e voltou para o seu abdominal, morrendo de rir…).

Bem, “estranhos”, eu não diria. Mas, “diferentes”, com certeza! Isso me faz lembrar uma espetacular campanha publicitária promovida pela Adidas , que vi pela primeira vez, nas revistas “Runners” americanas, de 1999, que chegavam em minha casa com quase 2 meses de atraso, cujo título destacava exatamente a diferença típica de comportamento dos praticantes de corrida. Seu título original era “Runners. Yeah, we´re different“, que em tradução livre seria “Corredores. Sim, nós somos diferentes“. O mais engraçado é que a campanha “diz” tudo somente através de fotografias, extremamente oportunas e bem tiradas (…ou boladas…). É quando a gente vê corredores fazendo aquilo que para a maioria das pessoas é pura maluquice mas, pra nós, algo absolutamente comum.

Consegui algumas fotos da campanha original e terei o maior prazer em compartilhá-las com os leitores. São todas ótimas, mas tem duas melhores, na minha opinião. Uma é a foto de uma mulher com olhar intrigado ao ver um corredor de rua no warm up (antes do início da prova), colocando band aid no “biquinho” do peito (correr mais de 1 hora e meia sem esta “proteção”, causa uma assadura horrível, que você fica se lembrando por 15 dias, no mínimo). A outra é a de uma senhora que está num consultório médico espantada ao ver, nas paredes, tantos números de inscrição em diversas corridas de rua (…daquelas colocas no peito do corredores com quatro pregadores…), emolduradas, como se fossem diplomas de formatura. Provavelmente, o médico devia ser um orgulhoso corredor que fazia questão de mostrar em que cidades do mundo ele teve a oportunidade de correr. Repare que ganhar ou perder, não faz a menor diferença, neste caso. O fato de se ter participado e chegado é que deve ser lembrado, tanto é assim, que não há medalhas nem troféus pendurados, só a prova de que ele participou. O que mais posso dizer, antes de lhes apresentar a campanha? Coisas de corredor…..

HSF

runners_bandaid2_atireiopaunogato

runners_consultorio_atireiopaunogato

 

runners_nariz_atireiopaunogato

 

runners_pelado2_atireiopaunogato

runners_vaselina2_atireiopaunogato

runners_correndo_rio_atireiopaunogato

runners_carrinho_bebe2_atireiopaunogato

runners_banheiro_atireiopaunogato

Publicado por

Haroldo Santos Filho

Advogado, contador, consultor de empresas, especialista em processo civil e direito tributário, mestre em administração, gosta de viagens, fotografia, cinema, corrida e tênis

8 comentários em ““Corredores. Sim, nós somos diferentes””

  1. Conheci seu blog através do Blog do Catarino, em um comentário que me chamou a atenção. seu blog possui textos excelentes. gostaria de lhe ajudar a crescer na blogosfera, pois vi que reclamou dos poucos acessos. vi alguns fatos em seu blog que podem ser muito melhorados, acesse o http://www.gfsolucoes.net e me contate pelo formulário de contato se quiser minha ajuda. também sou do ES,
    um abraço.

  2. Olá Gustavo. Boa noite! Obrigado pela visita e pela ajuda. Vou visitá-lo e na oportunidade, conversaremos sobre as necessidades de meu blog, ok!? Grande abraço. HSF

  3. …tchê – o teu site ta num peso que computador de pobre nao abre…dez minutos – nao entendi muito bem – voce é corredor de rua? eu sou orientador de uma equipe – o resto nao de para ver pois teu blog nao tem indicaçoes de perfil,etc…tu adora a esteira – se eu tivesse grana meus atletas (todos de baixissima renda) eles somente usariam a esteira em muitos treinos pois acho que para criarmos uma passada perfeita somente numa esteira mas me viro como posso. to mandando dois a floripa dia 19/02 – um deve ficar entre os 30 e outro entre os 50…gostaria de saber se nao disse muita bobagem pois seu texto me deixou confuso…

  4. Olá Andre, Thê – muito obrigado por fazer este sacrifício todo para me visitar (“dez minutos”)…saiba que isso aumenta ainda mais a minha honra em tê-lo por perto! Sim, essa parte você conseguiu entender bem, sou corredor de rua….mas, bem “pé de cachorro”, mesmo! Não tenho a menor preocupação em que lugar chegarei numa prova ……sou daqueles que completando um maratona em 4 horas e 15 minutos vou me dar por muito satisfeito e realizado…rsrsrs…….

    Bom, você disse que “não entendeu muito bem” e que o meu texto o deixou “confuso” (?). Em qual parte exatamente do texto você ficou confuso? Na verdade, o preâmbulo é só para mostrar que as pessoas que amam a corrida, como eu, reconhecem que somos “seres” diferentes em alguns aspectos e, logo depois, é introduzida uma campanha da Adidas que fez sucesso há alguns anos. O post, basicamente, foi um resgate dessa campanha que, na minha opinião, é magnífica, em suas fotografias.

    Fico muito orgulhoso de ter aqui um “orientador” de corredores lendo meus posts…isso só aumenta a nossa responsabilidade, não é mesmo!? Agora, se você é orientador e eu, um mero corredor de rua despretensioso e um aprendiz de blogueiro, eu é que lhe deveria pedir para me informar se eu não falei nenhuma besteira e não o contrário, você concorda?! rsrsrs…….Então me diga, falei alguma besteira?!

    Com relação ao peso da página foi muito bom você me ter dito isso, pois vou averiguar. Sei que, de fato, carrega muita coisa, antes de abrir por completo, blogs, normalmente são assim…..ainda mais que meu blog tem muita foto, isso deve pesar mais ainda. Mas, obrigado pelo toque, foi muito útil, mesmo! Agora, permita que, desta feita, eu lhe dê um toque: a lentidão também pode estar relacionada à qualidade de banda de sua conexão, muitas vezes nem é o pobre do computador de “pobre”. Se colocar um Intel Quad com linha discada ele ficará lento do mesmo jeito…kkk….E tem outra: do jeito que estão dividindo e facilitando a compra de computadores, sou levado a crer que seu caso, se é que sua máquina esteja precisando mesmo ser trocada, é só uma questão de prioridade, mesmo, senão vc já estaria com uma máquina top de linha sobre a bancada…tenho certeza disso! Mas, pense numa coisa, a tendência sempre será os sistemas e os sites terem cada vez mais rotinas funcionando simultaneamente e, com isso, exigirem mais da máquina. Assim, tomo a liberdade de aconselhá-lo a tirar este “escorpião do bolso” e comprar logo a melhor máquina que puder…..é investimento de longo prazo…rsrs….vai valer a pena.

    Parabéns por trabalhar com gente humilde na corrida. Acho isso muito bacana e essas pessoas, merecem muito todo o sucesso do mundo, pelas dificuldades que enfrentam para estarem preparadas no dia de prova. Muito Obrigado pela sua visita! Volte sempre e, espero que da próxima vez eu tenha corrigido o problema da lentidão, para que seja tudo mais confortável para você.

    Um grande abraço.
    HSF

  5. Cara, Parabéns pelo Blog. Acho e ainda não ter muito acessos é apenas uma questão de tempo, devido à alta qualidade dos textos.
    Abraços,

  6. Olá Ismael, como vai!? Que bom que está gostando do nosso blog. Tenho feito com muito cuidado e muito prazer. Quanto às visitas, não fico com esta neura…rs…..de querer a todo custo ter visitas “saindo pelo ladrão”…..Mas, ficarei muito honrado se continuar tendo visitas de qualidade, como a sua. É muito importante ter alguém identificado com o tema principal do blog. Muito Obrigado pelos comentários, pela visita e pela participação. Um grande abraço. HSF

  7. Olá Haroldo,
    Gostei do post, parabéns!
    As fotos dessa campanha da adidas são mesmo demais.
    O único problema mesmo é que esse post ficou pesado demais por causa das fotos, realmente vai demorar muito pra abrir essa página em computador sem banda larga. Sugiro que você redimensione as fotos em um editor de imagens antes para o tamanho que você pretende publicar, a foto da Vaselina por exemplo tem 860KB.
    Um abraço e boa sorte com seu blog!
    Fernando

  8. Olá Fernando, como vai!? Muito obrigado pela sua visita, pelos comentários e dicas. De fato, são fotos muito pesadas. Preciso arrumar um tempinho de reduzí-las, com certeza, a dica é muito boa! Agradeço pela atenção e volte sempre, ok!? Abração. HSF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *